segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Google search engine
HomeFinançasEdição 6: Feiras Cooperativas Agrária

Edição 6: Feiras Cooperativas Agrária

Confirmando as expectativas do início deste ano, os custos de produção das carnes, leite e ovos continuam altos, basicamente em função dos preços dos grãos que compõem as rações animais. Adicionalmente, o câmbio continua desfavorecendo as exportações brasileiras e aumentando o custo local das empresas exportadoras.

Por outro lado, a boa fase da economia brasileira continua dando sustentação ao consumo das carnes,leite, ovos; gerando a demanda necessária para amenizar a queda acentuada dos preços pagos ao produtor. Importante também lembrar que o valor médio recebido por quilo exportado vem aumentando em relação ao ano passado, em dólares. Este é o cenário que vive a produção animal brasileira, cada vez mais desafiada a mostrar sua pujança, para manter sua liderança mundial em produção de proteínas animais.

Neste sentido, a missão da Revista NT de ser um dos canais de comunicação entre os diferentes elos da cadeia de produção animal se reforça e ganha importância.

Nesta edição fazemos um balanço das feiras e exposições agropecuárias, de várias cooperativas brasileiras que se realizaram até maio. Todas buscam, à sua maneira, prestigiar a produção familiar de seus associados, transferência tecnológica, tendências de mercado e apresentações práticas que ajudem na melhoria dos resultados econômicos de seus associados.

Mostramos também o Rally da Safra deste ano, que busca ajudar no entendimento às expectativas da safra brasileira de milho e soja. Abordamos também matérias do segmento de bovinos de leite (uso de ureia, balanceamento de dietas e sucedâneos lácteos) e suínos (doenças respiratórias).

Temos nesta edição o Caderno Especial Avicultura, com matérias sobre desafios futuros desta indústria, sanidade, qualidade do milho, uso de glicerina, ambiência, manejo e exigências nutricionais. Ou seja, um caderno de “peso”. Voltamos ao uso da tecnologia NIR (Near Infrared Reflectance) como ferramenta essencial de “sintonia fina” nos balanceamentos das rações animais, cuja implantação pode gerar lucros consideráveis na produção animal (custo das rações).

Trazemos também a história de duas cooperativas referências no Brasil: Cooperativa Agrária Mista de Entre Rios e Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda (Cotribá), que acaba de comemorar 100 anos de fundação. Ou seja, estamos na busca do fortalecimento crescente de todos os elos que compõem a cadeia de produção animal brasileira.

RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Patrocinado -
Google search engine

MAIS ACESSADOS