Inovação em nutrição de leitões na creche

  • Publicado em
  • Categoria

    Suínos

Nutrição Responsável, Evolução Constante e Alta Performance são os princípios que orientam todo o desenvolvimento de novos produtos e serviços da Nutron. Ao final do ano de 2010, lançamos nossas linhas de núcleos – ESSENCIAL, PERFORMA e MÁXIMA, oferecendo ao mercado três programas nutricionais desenhados para obter o melhor retorno econômico de acordo com o investimento em nutrição. O lançamento foi um sucesso e as novas linhas se consolidaram no mercado.

Seguindo os mesmos princípios, continuamos desenvolvendo inovações e, desta vez, com foco na manutenção dos excelentes resultados das linhas ESSENCIAL, PERFORMA e MÁXIMA, porém com menor investimento. Sabemos que é comum, principalmente em situações de crise, a busca da redução de custo através da redução de uso de tecnologias. Muitos produtores alteram os programas alimentares para reduzir custo, porém esta decisão frequentemente traz consigo perda de desempenho dos animais que ao final se traduzem em perdas.

Nossa equipe de pesquisa desenvolveu as soluções para atender a premissa de reduzir o investimento em nutrição, mantendo a performance. É nesse contexto que a Nutron lança agora no mercado mais uma inovação para a fase de creche, o Programa RAPID. Este programa tem potencial para reduzir o custo de alimentação na creche (principalmente com núcleos - até 15%), porém mantendo os resultados previstos pelas nossas linhas, ESSENCIAL, PERFORMA e MÁXIMA.

Neste artigo você vai conhecer os princípios tecnológicos de mais esta inovação, que permitem ao produtor uma redução efetiva de custo na alimentação de leitões na cerche.

Figura 1. Representação qualitativa e esquemática da combinação de diferentes grupos de ingredientes para obter adequada adaptação digestiva e alto ganho de peso de leitões na creche

BASE TÉCNICAS/TECNOLÓGICAS PARA A FORMULAÇÃO DE DIETAS PARA LEITÕES NA CRECHE:

Suportada pela sua grande estrutura de pesquisa e desenvolvimento existente ao redor do mundo através da Provimi e Cargill, a Nutron inova e amplia a aplicação das tecnologias já existentes nas atuais linhas de produtos para leitões na creche. Essas tecnologias são aplicadas à formulação de dietas de creche e consistem em: a) Combinar os diferentes grupos de ingredientes/nutrientes na formulação de forma adequada para o período é crítico do desmame; b) Passar pelo período de transição do desmame para um período de crescimento rápido no tempo certo para alcançar o melhor (e mais seguro) desempenho, mitigando os problemas de saúde digestiva de maneira eficiente (econômica). A seguir dois exemplos, entre outros, para ilustrar os princípios de combinação de ingredientes/nutrientes na formulação de dietas de creche:

A) GRUPO DAS PROTEÍNAS:

Na formulação de dietas para o desmame, as fontes de proteínas podem ser subdivididas e pelo menos três grupos. O grupo das proteínas chamadas de convencionas, como as proteínas vegetais (ex.: soja), o grupo das proteínas de alto valor biológico (ex.: proteínas de leite) e as proteínas funcionais (ex.: as imunoglobulinas e as lactoferrinas). A combinação adequada desses diferentes grupos de proteínas é fator fundamental para a busca do equilíbrio entre desempenho, saúde digestiva e custo de alimentação, ou seja, para obter uma alimentação eficiente e segura na creche.

B) GRUPO DOS CARBOIDRATOS:

Os carboidratos podem ser divididos de várias maneiras. Para a formulação de dietas de leitões na creche, duas subdivisões são úteis. A primeira é subdividir os carboidratos simples (ex.: lactose, sacarose, etc.) dos carboidratos complexos (ex.: amido). A segunda subdivisão útil é dentro dos carboidratos complexos. Os amidos dos diferentes cereais se comportam de maneiras diferentes e produzem resultados diferentes em dietas de leitões desmamados. Isso ocorre devido ao estado fisiológico digestivo imaturo dos leitões nesta fase da vida. A combinação adequada entre carboidratos simples e carboidratos complexos de diferentes cereais também é crítica para atingir um desempenho estável e mitigar os desafios de saúde digestiva, típicos do desmame.

A combinação adequada dos ingredientes e nutrientes tem como objetivos: a) Obter alta digestibilidade b) Obter alto consumo e, por consequência, obter bom crescimento e c) Mitigar os problemas de saúde intestinal, típicos do período de desmame. A figura 1 mostra de maneira qualitativa e esquemática como devem ser combinados os ingredientes para alcançar esse objetivo. As relações quantitativas entre os ingredientes e nutrientes é a base da tecnologia de formulação da Nountr.

EM QUE CONSISTE O PROGRAMA RAPID?

Algo que é conhecido por todos os técnicos e produtores de suínos é quão crítico é o período de desmame de leitões. O motivo da criticidade desse período é a "imaturidade" do sistema digestivo do leitão nesse momento da sua vida. Isso se traduz principalmente em baixa capacidade do leitão desmamado em digerir nutrientes que não sejam derivados do leite, como as proteínas vegetais e carboidratos complexos (amidos), derivados dos cereais, que formam parte das dietas sólida introduzidas como alimento único ao desmame. Com um pouco mais de detalhe, isso dignifica que leitões ao desmame tem o sistema digestivo preparado para digerir leite, ou seja, têm um perfil de enzimas digestivas típico de lactente. Esse fato demanda que a formulação da dieta de desmame deva "manejar" o perfil enzimático para modificar-se e poder digerir ração adequadamente. A velocidade (duração) que se necessita para fazer essa adaptação (período de adaptação digestiva), sem ou com o mínimo de impacto na saúde digestiva, é fator crítico de sucesso na produção. As figuras 2 e 3 mostram gráficos com perfis de atividade das principais enzimas digestivas de leitões desde o nascimento, na etapa de desmame e no período pós desmame.

Em especial, notar como se comportam as carboidrases (enzimas que digerem carboidratos). As curvas da LACTASE (cor verde), enzima que digere a lactose (carboidrato do lite) e da AMILASE, enzima que digere o amido (cor laranja). Na figura 2 está representado um perfil tradicional de enzimas digestivas de leitões e na figura 3 um perfil que representa uma adaptação digestiva ao desmame mais rápida. O programa RAPID está desenhado para obter uma adaptação digestiva mais rápida, como representado na figura 3.

COMO FOI DESENHADO O PROGRAMA RAPID?

Para fins de formulação de dietas de leitões na creche esse período pode ser subdividido em duas etapas. A primeira etapa que inicia no desmame, compreende o tempo em que ocorre a adaptação da anatomia e fisiologia digestiva, que é caracterizada pela mudança do perfil de atividade das enzimas digestivas, conforme discutido acima e representado nas figuras 2 e 3. A segunda etapa compreende o período a partir da adaptação digestiva até o final da creche. O fim da primeira etapa e inicio da segunda ocorrem de maneira gradativa e variável dependendo de Latinaalguns fatores como idade e também a dieta. Os programas tradicionais de alimentação na creche com três ou quatro dietas, nem sempre consideram de maneira adequada os dois períodos acima citados, tanto do ponto de vista da duração, quanto da sinergia (a dieta de uma fase deve considerar a dieta da fase seguinte) das dietas entre os período. A figura 4 representa de maneira qualitativa e esquemática (parte de cima da figura) um programa tradicional de nutrição de leitões em creche até 63 dias de idade, onde estão destacadas a duração (geralmente 45 dias) e uma certa independência entre uma fase e outra. Também mostra (parte de baixo da figura) que o potencial de desempenho (em verde) e o o investimento feito em nutrição.

Considerando o que foi discutido anteriormente, um programa de alimentação de leitões na creche deve considerar o período do desmame até os 63 dias de idade de maneira integrada e a formulação deve considerar uma interdependência entre as dietas. Assim se pode fazer a transição do desmame (período de adaptação fisiológica) e passar para a fase final da creche de maneira segura. Isso permite obter na etapa final de creche alto ganho de peso o que é fundamental para alcançar pesos desejados aso 63 dias. Com esse procedimento, além de alcançar desempenho seguro também se pode fazer uma nutrição mais eficiente (econômica). A figura 5 mostra na parte de cima da figura como isso está configurado no novo programa RAPID.

O RAPID é um programa integrado de dietas (interdependência entre as mesmas), tanto no período de adaptação, que é reduzido de 45 para 39 dias (3 primeira dietas), quanto no período de crescimento rápido, que se torna mais longo (última dieta). Na parte de baixo da figura pode-se perceber tanto a expectativa de desempenho (parte verde da figura) similar à figura 4 (programa tradicional), quanto o potencial econômico; menor investimento em alimentação, quando comparado ao modelo tradicional.

Figura 4. Representação esquemática de um programa tradicional de nutrição com 4 dietas, um período de adaptação de 45 dias e separação nítida de fases

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO NOVO PROGRAMA RAPID?

Como já citado acima, há dois objetivos em promover uma transição mais rápida. O primeiro é ter mais tempo do leitão adaptado na creche, ou seja ter mais tempo para crescimento rápido. O segundo é otimizar ao máximo o investimento em alimentação, já que o período de adaptação é o período de uso de dietas mais complexas (maior custo), enquanto o período subsequente de rações mais simples (menor custo). Em resumo o programa RAPID permite obter desempenho alto e seguro de maneira mais eficiente (menos investimento em alimentação).

O PROGRAMA RAPID VAI SUBSTITUIR AS LINHAS ATUAIS, MÁXIMA, PERFORMA E ESSENCIAL?

Não. O programa RAPID preserva as tecnologias já consagradas das linhas MÁXIMA, PERFORMA e ESSENCIAL e vai além, tornando o atual programa ainda mais eficiente. Com o lançamento do programa RAPID, a Nutron oferece aos seus clientes as linhas MÁXIMA RAPID, PERFORMA RAPID e ESSENCIAL RAPID. O novo programa permitirá continuar obtendo o desempenho estável das linhas MÁXIMA, PERFORMA e ESSENCIAL de maneira ainda mais econômica.

COMO OBTER INFORMAÇÕES DETALHADAS PARA APLICAÇÃO DO PROGRAMA RAPID.

O corpo técnico da Nutron está preparado para apresentar os detalhes de como se aplica o programa RAPID e recomendar qual a solução que permitirá obter o maior retorno econômica entre os três programas que formam o programa: MAXIMA RAPID , PERFORMA RAPID e ESSENCIAL RAPID. Entre em contato com uma dos nossos técnicos para receber toda a orientação que necessita.

  • Francisco Carnino

    Francisco Carnino

    Médico Veterinário, mestre em Nutrição Animal e Gerente de Negócios na Provimi Latam

Acompanhe
Clique e compartilhe