revista NT

O Futuro alimentar do mundo nas mãos de famílias brasileiras

A importância da sucessão familiar para o agronegócio brasileiro.

Leia a edição completa

Editorial

Celso Mello, Diretor Presidente Nutron Alimentos

Terminado o primeiro semestre e conforme já antecipávamos, a crise econômica mundial se intensifica e seus reflexos já se fazem sentir acentuadamente em todo o mundo. A economia brasileira acusa o golpe e o próprio governo já oficializou redução do PIB para 2012 para algo entre 2,0-2,5%. Sem dúvida o segundo semestre será desafiador. Em paralelo estamos assistindo a uma escalada dos preços dos principais insumos das rações animais (milho e farelo de soja), como há muito não se via. O preço da soja "disparou" em função da seca na Argentina e Sul do Brasil, resultando em quebra da safra esperada em dois dos maiores exportadores mundiais.

No embalo, presenciamos neste exato momento uma forte seca nas principais regiões produtoras dos Estados Unidos, considerada a pior dos últimos 25 anos, que está afetando profundamente a produção americana de milho e soja, entre outras culturas. Este fato tem pressionado fortemente os preços destes ingredientes (e seus sub-produtos), resultando em forte aumento no custo de produção das rações animais, que infelizmente não deve se alterar durante o segundo semestre.

Neste cenário desafiador, cabe a toda cadeia agropecuária buscar por alternativas que resultem em ganho de eficiência produtiva. Veja bem, não estamos falando necessariamente em redução de custos, mas sim evitar perda de rentabilidade (geração de caixa x despesas). Todos os fornecedores de insumos devem fazer o seu papel no sentido de ajudar o produtor neste difícil momento.

Esta 11º edição da revista NFT traz informações que nos auxiliam no entendimento do dinâmico mercado em que estamos inseridos e cumpre sua missão de ser um difusor de tecnologia e boas práticas para o agronegócio brasileiro.

Abordamos temas relevantes como sucessão familiar nas propriedades agrícolas e apresentamos um caso de sucesso no segmento de piscicultura, mais precisamente na COPACOL (Cooperativa Agroindustrial Consolata - Cafelândia-PR). Apresentamos também um resumo das ações e eventos da NFT Alliance no primeiro semestre deste ano, bem como a cobertura do Nutrition for Tomorrow Training, realizado no último mês de junho, que abordou a importância do processamento e da qualidade da dieta no desempenho de aves e suínos.

Boa leitura a todos.

 

Vilson Simon, Diretor Presidente da MSD Saúde Animal

A pecuária de corte brasileira iniciou uma nova etapa. Após uma longa espera, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA ) concedeu o registro do uso de beta-agonistas para gado confinado no Brasil. A MSD Saúde Animal foi a primeira empresa de Sanidade Animal a obter o registro em bovinos de corte, com o registro do ZILMAX® (cloridrato de zilpaterol). Esse marco representa um novo horizonte para a pecuária de corte brasileira, que precisa dar um salto em produtividade para manter e aumentar sua competitividade global.

Agora, o Brasil tem um novo aliado para atender demandas internas e externas de proteína de origem animal de qualidade, com menor custo e de modo sustentável. Esse é um dos principais desafios do agronegócio: produzir mais com menos.

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO ) informam que a população mundial chegará a 9 bilhões em 2050. Só conseguiremos atender a demanda de proteína animal com a utilização de tecnologias seguras e já estabelecidas no mercado, melhorando a nossa competitividade, sem agredir o meio ambiente. Novas tecnologias permitem utilizar ainda mais a lucratividade dos confinamentos. Agora, o próximo passo é conquistar a liberação de mais tecnologias já existentes e disponíveis globalmente, mas ainda restritas ao mercado brasileiro.

Boa leitura!

edição completa

Leia a edição completa e mantenha sua coleção com a estante digital da Revista NT

A estante digital da Revista NT reúne todas as edições lançadas na ponta so seu mouse para ler e consultar sempre que quiser.

Baixe a Estante Digital da Revista NT

Prefere ler no seu dipositivo móvel?

Versão mobile

ou clique aqui e baixe o arquivo PDF

todas as edições

Acompanhe
Clique e compartilhe