revista NT

Megatendências para o agronegócio mundial

Os desafios sobre a alimentação do amanhã e as incríveis expectativas.

Leia a edição completa

Editorial

Celso Mello, Diretor Presidente Nutron Alimentos

Caminhando em direção a metade do ano, fica claro que os desafios da economia mundial avançam. A crise se agrava na Europa, não cede nos EUA e mesmo a China começa a dar sinais de arrefecimento do crescimento vigoroso constatado nos últimos anos.

Neste cenário, reduz-se a demanda por commodities agropecuárias em geral, colocando pressão baixista nos preços praticados nos últimos anos. O agronegócio brasileiro, um dos principais players mundiais, também encontra novos desafios e procura alternativas para manter a relevância conquistada na última década.

Ainda embalado com os preços dos grãos em geral acima dos patamares históricos, os agricultores tiveram a oportunidade de se capitalizar e consequentemente realizarem maiores investimentos para ganhos de produtividade.

Por outro lado, para os pecuaristas impoz-se o grande desafio representado pelo aumento do custo de produção, impactando fortemente a rentabilidade do setor. Neste novo ambiente, a busca por eficiência na produção torna-se ainda mais importante. Esta 10º edição da revista NFT traz informações que nos auxiliam no entendimento do dinâmico mercado em que estamos inseridos e cumpre sua missão de ser um difusor de tecnologia e boas práticas para o agronegócio brasileiro.

Como matéria central temos os modêlos de gestão de duas cooperativas centrais brasileiras, a Aurora e a Frimesa, que atuam predominantemente nos estados de Santa Catarina e do Paraná respectivamente.

Através de gestão profissional e focada nos mercados consumidores, representam verdadeiros cases de sucesso no agronegócio brasileiro. Abordamos também a continuidade do Circuito Feicorte-NFT, que também já passou pelas etapas de Goiânia e Campo Grande, reafirmando os sucessos das anteriores (Cuiabá e Salvador). Caminhamos agora para o gran finale 2012, com a etapa de São Paulo. Boa leitura a todos.

 

Vilson Simon, Diretor Presidente da MSD Saúde Animal

Após termos um fantástico 2011, o sentimento neste ano é que houve um esfriamento na velocidade da pecuária brasileira, como por exemplo, a queda no preço da arroba do boi. Mas isso não inibirá a pujança do setor, conforme podemos observar os resultados do Circuito Feicorte, que encerrou a quarta etapa em Campo Grande, se consolidando como um dos mais importantes eventos do segmento de pecuária de corte pelo volume de pecuaristas e cabeças de gado representadas. Ao final das quatro etapas realizadas em Cuiabá (MT), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), nos meses de março, abril e maio, o Circuito Feicorte NFT atraiu mais de 4 mil produtores, que representam 17 milhões de cabeças de gado. Em São Paulo, o evento acontece de 11 a 15 de junho.

Dados apontam que o mercado brasileiro possui o maior rebanho comercial do mundo, com mais de 200 milhões de cabeças de gado. Anualmente o brasileiro consome 39 quilos de carne bovina e somos o terceiro maior consumidor do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China (primeiro e segundo lugar respectivamente).

A pecuária brasileira exporta para 140 países, correspondendo a 20% das exportações mundiais - são mais de 1,5 milhões de toneladas que fazem mais de U$ 5 bilhões para a economia mundial. Além de números impressionantes, são investidos também no melhoramento genético, garantindo a qualidade da raça e a precocidade do animal, levando para a mesa do consumidor uma carne de primeira qualidade.

Dados apontam para o crescimento de 9 bilhões de pessoas no mundo em 40 anos – no Brasil a população sairá dos 190 para 215 milhões de pessoas. A oferta de carne precisa acompanhar o crescimento populacional, passando de 290 para 500 milhões de toneladas. Esse é um desafio para o Brasil que é o único país do mundo com possibilidades reais para aumentar. Boa leit

edição completa

Leia a edição completa e mantenha sua coleção com a estante digital da Revista NT

A estante digital da Revista NT reúne todas as edições lançadas na ponta so seu mouse para ler e consultar sempre que quiser.

Baixe a Estante Digital da Revista NT

Prefere ler no seu dipositivo móvel?

Versão mobile

ou clique aqui e baixe o arquivo PDF

todas as edições

Acompanhe
Clique e compartilhe