Aurora começa a exportar carne suína para EUA

  • Publicado em
  • Categoria

    Suínos

A Coopercentral Aurora Alimentos (Chapecó/SC) é a primeira empresa brasileira e exportar carne suína para os Estados Unidos da América. O primeiro contêiner segue para o porto de Itajaí hoje (12), após uma breve solenidade programada para as 15 horas na unidade industrial FACH-1, em Chapecó (SP). A Aurora amplia sua presença no mercado mundial (exporta carnes de aves e suínos para mais de 60 países) e ultrapassará 6 bilhões de reais em faturamento neste ano. Ao todo, a venda de dois contêineres de 40 pés e capacidade para 25 toneladas cada um foi fechada.

Os Estados Unidos abriram o mercado de carne suína para o Brasil em 2012. Os primeiros negócios começam a ocorrer somente agora pois foi necessário dirimir divergência de entendimento quanto a necessidade de registro dos produtos exportados no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), além de muitas tratativas com os clientes, explica o gerente Geral de Comércio Exterior Dilvo Casagranda.

Os Estados Unidos tem um consumo interno muito forte de carne suína com osso e estes são os principais itens que a Aurora exportará nessa primeira fase. Num segundo estágio serão desenvolvidos cortes especiais de acordo com a preferência do consumidor americano. O embarque do segundo contêiner destina-se a outro cliente e  está confirmado para dezembro: serão 25 toneladas de copa, costela, carré, costelinha e ponta de costela (cortes com osso).

Fonte: Assessoria de Impresa Aurora, adaptado.

Acompanhe
Clique e compartilhe