Castrolanda

A Castrolanda, cooperativa localizada em Castro/PR, é considerada uma das maiores e melhores cooperativas do país. Esse sucesso é fruto de uma estratégia adotada há mais de 10 anos para todas as áreas de atuação da Castrolanda - o crescimento.

O bom desempenho vem sendo conquistado nas diferentes áreas de atuação, fruto da integração, diversidade e da geração de valor, que cumprem a missão no desenvolvimento sustentável da Cooperativa.

Possui Unidades em Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, Ventania e Itaberá (SP). Toda a estrutura funcional conta com 834 colaboradores. O faturamento anual é de R$ 1,543 bilhões.

Em 2012 encerrou o ano com um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Este número está dentro da meta de resultado prevista no planejamento estratégico, que ao longo do tempo tem se mantido consistente dando sustentação a necessidade de capital de giro atrelado ao crescimento dos negócios.

Neste ano, trocou sua razão social: de Cooperativa Agropecuária Castrolanda para Castrolanda – Cooperativa Agroindustrial Ltda. Essa mudança visou uma necessidade criada pela expansão dos negócios. Atua na industrialização do leite, batata, carnes, rações e sementes. Produtos com marca própria e de terceiros, importantes parceiros que contribuem para o desenvolvimento da linha de produtos e consequente aumento da representatividade no mercado.

Além disso, tem forte vocação para a agropecuária. A produção é em larga escala de cereais nobres como: milho, trigo, cevada e aveia, as leguminosas - soja e feijão, além de forrageiras. A utilização de modernas tecnologias agronômicas e de processamento atende aos elevados padrões de qualidade exigidos pelos mercados brasileiro e internacional.

Segundo Marco Prado, Diretor de Operações da Castrolanda, esta vocação, aliada a processos industriais de alta qualidade renderam a cooperativa um diferencial de organização da cadeia produtiva. Este diferencial possibilitou a cooperativa fazer alianças com grandes empresas, com forte presença de mercado, mas que buscavam parceiros confiáveis e capazes de atender suas demandas com eficácia.

"Há alguns anos iniciamos uma parceria com uma multinacional de lácteos, terceirizando os processos industriais de alguns produtos da marca. Desde então, a Castrolanda vem firmando outras parcerias para processamento das matérias primas atendendo a sua missão de gerar valor ao cooperado mantendo o desenvolvimento sustentável da Cooperativa. Essas empresas possuem marcas consolidadas no Varejo e nós possuímos o alto padrão de qualidade desde o produtor até a industrialização de seus produtos", explica Prado.

Para o próximo ano, a Castrolanda já firmou acordo com venmarcas de embutidos para fornecer carne suína de qualidade, industrializar e entregar o produto que será comercializado com uma importante marca nacional.

Estes embutidos serão produzidos no novo frigorífico que está sendo construído em parceria com a Batavo e a Capal, conforme publicamos na última edição da Revista NT.

Para manter a eficiência em seus processos a Castrolanda investe em pesquisas e para isso participa da Fundação ABC, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada e pela disseminação de tecnologias que buscam reduzir custos e explorar racionalmente os recursos naturais.

A Castrolanda está comprometida em contribuir com a construção do futuro e, para isso, desenvolve programas sociais, de educação, investe nas suas instalações e incentiva os seus cooperados e colaboradores nas ações de regularização e proteção ambiental.

Profissionalização também é uma busca incessante na Castrolanda. A formação das pessoas para a busca de soluções criativas e inovadoras que agregam valor ao cotidiano da Castrolanda.

Todo esse trabalho no desenvolvimento de seus associados e colaboradores rendeu a Castrolanda o prêmio "Maiores e melhores", da Revista Exame, em 2012.

cast

MISSÃO

Gerar valor ao cooperado mantendo o desenvolvimento sustentável da Cooperativa.

VISÃO

Ser uma Cooperativa inovadora dedicada ao agronegócio, sólida, ágil, que aplica as melhores técnicas de gestão, satisfaz as expectativas dos seus clientes internos e externos, busca a melhoria contínua da qualidade de vida dos seus associados e colaboradores e que produz resultados consistentes, comparáveis às líderes de mercado.

Acompanhe
Clique e compartilhe